Author
Umberto Eco
Category
Thriller
Format
Kindle
Language
Brazilian Portuguese
Pages
140
Buy link
Amazon

Review

Número Zero mostra o que deve ser o verdadeiro manual de redação da grande imprensa brasileira. Denegrir e desinformar é a norma. O capítulo V começa com uma verdadeira aula de como misturar opiniões com fatos, com o objetivo de transmitir a opinião do jornalista: “A esperteza está em pôr antes entre aspas uma opinião banal e depois outra opinião, mais racional, que se assemelhe muito à opinião do jornalista. Assim o leitor tem a impressão de estar sendo informado de dois fatos, mas é induzido a aceitar uma única opinião como a mais convincente.”

O livro inteiro é uma ótima crítica à imprensa, como o abuso dos lugares comuns (“no olho do furacão”, “o governo anuncia um pacote de sacrifícios”) ao qual estamos mais do que habituados a ler e ouvir.

A história se passa em 1992, ano que Eco escolheu por “marcar o momento de um declínio da sociedade italiana”. Era o início da operação Mani Pulite (Mãos Limpas), ao qual arrasou com boa parte da classe política da época e que possibilitou a ascensão de Silvio Berlusconi.

E para quem acha um exagero quando é afirmado na redação que “nosso editor disse uma vez que seus telespectadores estão numa faixa média de idade (digo, idade mental) de doze anos”, basta lembrar que o editor-chefe do telejornal mais assistido do Brasil definiu o telespectador médio como um “Homer Simpson”.

Some quotes

Os perdedores, assim como os autodidatas, sempre têm conhecimentos mais vastos que os vencedores, e quem quiser vencer deverá saber uma única coisa e não perder tempo sabendo todas, o prazer da erudição é reservado aos perdedores. Quanto mais coisas uma pessoa sabe, menos coisas deram certo para ela.


“No seu gênero é um Deus. O gênero é que é uma merda.”


A esperteza está em pôr antes entre aspas uma opinião banal e depois outra opinião, mais racional, que se assemelhe muito à opinião do jornalista.


O leitor só vai entender o que está acontecendo se lhe disserem que há uma queda de braço entre duas forças, que o governo anuncia um pacote de sacrifícios, que vamos subir a ladeira, que o Quirinal está em pé de guerra, que Craxi disparou à queima-roupa, que o tempo urge, que não deve ser demonizado, que não é hora de dar apoio tapando o nariz, que estamos com a água no pescoço, ou então que estamos no olho do furacão. E o político não diz nem afirma com energia, mas dispara. E as forças da ordem agiram com profissionalismo.


Existe uma ótima palavra alemã, Schadenfreude, satisfação pessoal com a infelicidade alheia. É esse sentimento que o jornal deve respeitar e alimentar. Mas por enquanto não somos obrigados a cuidar dessas misérias, e a indignação fica para os jornais de esquerda, que são especializados nisso. Além disso não é uma notícia tão empolgante. Mataram uns magistrados e matarão outros. Ainda teremos boas oportunidades. Por ora adiamos.